terça-feira, 18 de agosto de 2015

Educação show

[Coluna publicada originalmente no site ABJ Notícias, em março de 2011]

Tem uma máxima que circula, de boca em boca, nos meios docentes: aluno só gosta de show. O preceito é só mais um desses usados para justificar o fracasso da educação brasileira, que, dizem, não tem conseguido transmitir os bons e velhos valores para a juventude.

Na verdade, parece que isso só passa de mais um ingrediente do caldo de generalizações e imprecisões que abriga a nossa cultura, incluídos aí alunos e professores. De que tipo de show se fala? Artifícios técnicos e tecnológicos atrativos? Cambalhotas no ar? Professor-palhaço e sala de aula-circo? Bom, se é isso que se entende por show, é preciso dizer que não é só o aluno que gosta de show, mas todos nós. É por isso que ficamos inertes assistindo às atrocidades da programação televisiva dominical, por exemplo. Não são só os alunos que se rendem aos encantos do entretenimento fácil.

Um show diferente, este, sim, atrativo a muitos alunos (mas não a todos), é aquele constituído de raciocínios bem feitos, explicações novas sobre fatos corriqueiros, relações de fatos distantes com a realidade provinciana e assim por diante. Quando colocados de frente com esses esforços educativos, muitos alunos reagem positivamente, saem de sua costumeira letargia, e a educação tem efeito real.


Não há saídas fáceis para a educação no Brasil. Não é possível, por exemplo, iludir professores dizendo que vão transformar o mundo. Há alunos que nunca se interessarão por algo do cânon acadêmico, assim como todo e qualquer ser humano. Seria até interessante debater a real importância do pomposo currículo das nossas escolas, mas isso fica para outros carnavais. O que interessa aqui é refletir em qual é o show que nossa educação pode oferecer, que é a cultura, e se realmente estamos interessados nele. Se for só da boca pra fora, é melhor adotar uma postura mais modesta e lamentar a condição humana como um todo, e não a dos alunos. Honestidade intelectual é uma das melhores lições que nossa educação pode ensinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário