quinta-feira, 7 de junho de 2012

Conhecer os conhecidos


Somos seis bilhões e meio. Vivemos em um planeta com uma área de mais de 510 milhões de km², dos quais 360 milhões são mares e rios, ou seja, água. Sobram 149 milhões de km² de terra firme, onde podemos pisar (e morar). Se esses seis bilhões e meio fossem uniformemente espalhados na Terra, teríamos mais ou menos 44 por quilômetro quadrado.

Mas os seis bilhões e meio não são uniformemente espalhados na Terra. Na cidade de São Paulo, por exemplo, são 7.200 pessoas a cada quilômetro quadrado. Um pequeno país chamado Mônaco, encravado entre a França e a Itália, têm o excepcional número de 23.660 pessoas por quilômetro quadrado. Ou 23 pessoas a cada metro. Achou impossível? Lembre-se que essas 23 pessoas vivem empilhadas, ou seja, moram em prédios. Já na Austrália, maior país da Oceania, são 2,6 indivíduos a cada quilômetro. Quase três mil vezes menos do que São Paulo. Ou mais de sete mil vezes menos do que em Mônaco

Esses números só serviram, na verdade, para você entender quanta gente há no mundo. E quanto mais gente existe para se conhecer, mais desconhecemos. Não conhecemos nossos vizinhos. Nem sequer aqueles que estão empilhados sobre a nossa cabeça. Na verdade, muitas vezes desconhecemos aqueles com quem dividimos a própria casa.


--

Publicado originalmente em http://talestomaz.blogspot.com no dia 05 de março de 2007.

No texto original, havia um erro de cálculo. Em Mônaco, a quantidade correta era 2,3 pessoas por metro quadrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário